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 Estrutura do MuServer

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Estrutura do MuServer Empty
MensagemAssunto: Estrutura do MuServer   Estrutura do MuServer EmptyTer Maio 19, 2015 10:39 am

Neste módulo você entenderá todas as pastas e arquivos que um MuServer contém, para acompanharem legal, eu recomendo baixarem o muserver (encontrado no Módulo de apresentação dos programas e arquivos utilizados para o desenvolvimento).

Pasta MuServer

A Pasta MuServer é composta pelos seguintes arquivos originalmente:

Estrutura do MuServer Fotomuserver

A Pasta CashShopServer, é responsável pelos arquivos do CashShop (tecla X dentro do jogo). dentro dela você encontrará:

Log – Responsável por armazenar as transações, erros etc que ocorreu entre GS e Cashshop
AllowableIpList.txt – Responsável pela conexão do cashshop com o servidor/db
Campaign Info.txt – Apenas um arquivo informativo para configuração futura do Cashshop (breve explico melhor)
CashShopList.txt – Os Itens propriamente ditos, que serão vendidos no CashShop (breve explico melhor sobre o assunto)
WZItemShopServer.exe – É o servidor do cashshop

Voltando ao diretório principal (MuServer) encontramos logo após CashshopServer o diretório ChatServer que contém:

Log – Armazena os dados relacionado ao chatserver
ChatServer.exe – Servidor de chat in-game

Logo após temos o diretório ConnectServer, esta pasta contém os arquivos para que os seus players possam connectar ao jogo, o ConnectServer é uma das peças mais importantes do MuServer.

Seguindo temos a pasta Data e dentro dela inumeros arquivos. Estes arquivos são arquivos de configuração em geral, ou seja, caso queira mudar alguma coisa no servidor, drops, atributos, eventos, horarios, etc. Todo este conteúdo será manipulado apartir da pasta Data. Mais a frente vou explicando os arquivos parte por parte conforme formos utilizando.

DataServer1 e 2 – Os dataservers são a chave para armazenamento de dados de conta, char, itens, status do servidor, é o dataserver que faz a conexão GameServer > Banco de Dados, portanto é uma peça chave que caso de problema você terá muita dor de cabeça. O Dataserver faz as execuçoes de procedures, atualizações de dados, inserções e deletações.

A Pasta DB, é opcional, no meu caso armazeno os dados da database, backup etc dentro desta pasta.

EventServer é responsável pelos eventos Devil Square, BloodCastle, Chaos Castle dentre outros. É através dele que as informações de vitórias/derrotas são enviadas para o dataserver que por sua vez armazena dentro do banco de Dados.

ExDB nada mais é que o sistema de Chat, friends, e guildas, mais pra frente explico melhor a funcionalidade do ExDB.

GameServer & GameServerCS são o servidor propriamente dito, ou seja, tudo que  você ve, está nos GameServers, todas as pastas anteriormente mostradas são requisitadas através de funções contidas nos GameServers.

JoinServer é o servidor de conexão é a parte intermediaria entre ConnectServer e GameServer, é ele que faz a ponte entre os dois.

Log é o diretorio que armazena informações e erros

ODBC é um arquivo que configura automaticamente o banco de dados, a conexão do servidor muonline é feita atraves de ODBC, vale a pena dar uma estudada nisso, não abordarei pois não é o foco e as definições de ODBC exigem uma atenção bastante grande.

Para que o servidor possa ser ligado completamente sem erros, basta seguir o seguinte percurso:

Todos arquivos são configurados com o IP LOCAL, 127.0.0.1 ou (ip local de rede, exemplo: 192.168.x.x) com exceção dos seguintes locais que estão abaixo, que utilizam IP GLOBAL:

Citação :
MuServer/CashShopServer/CashShopOption.ini
MuServer/Data/MapServerInfo.dat
MuServer/Data/IpList.txt
MuServer/ConnectServer/Data/ServerList.dat

A senha do SQL terá que ser colocada nos seguintes arquivos:
Citação :
MuServer/CashShopServer/CashShopOption.ini
MuServer/ExDB/exdb.ini
MuServer/EventServer/DATA/svconfig.ini
MuServer/RankingServer/svconfig.ini
Abrindo os arquivos do Muserver.

Hoje existem vários arquivos para se abrir um servidor, mas o método que vou demonstrar é o manual, abrindo link por link. Mostrarei este método apenas porque facilitar.

Criem dentro da pasta raiz MuServer/ uma nova pasta chamada Links, ficando assim:

MuServer/Links

Dentro desta pasta iremos criar atalhos para os arquivos do servidor. Clique com o botao direito dentro da pasta Links e selecione a opção novo>atalho.

Na tela que aparecer clique em procurar e selecione o DataServer1, no meu caso está em:
C:\MuServer\DataServer1\DataServer.exe clique em avançar e na tela seguinte você terá um novo box com o texto DataServer.exe eu geralmente coloco como nome, a sequência que os links serão abertas (sim é obrigatória a sequencia para o perfeito funcionamento) então o DataServer será o 1° então renomeei para [1]DataServer.exe e cliquei em Concluir.

Pronto Faça isso para os outros executaveis que são:

[1]Dataserver1, [2]Dataserver2, [3]JoinServer, [4]ConnectServer, [5]ExDB, [6]chatserver, [7]eventserver, [8]rankingserver, [9]CashShopServer, [10]GameServer, [11]GameServerCS

(NESTA ORDEM CITADA A CIMA)

Atente-se para um simples detalhe, os atalhos (links) de Exdb, chatserver, cashshopserver, gameserver, gameservercs e joinserver, possuem uma peculiaridade, todos eles EXIGEM um parâmetro para funcionar, estes parâmetros sao colocados da seguinte maneira:

Após a adição normal de um atalho (como mostrei acima) clique com o botao direito em cima do atalho e vá até propriedades, no box de Destino: você verá o local onde se encontra o arquivo executavel. Vá até o final do destino e acrescente para:

GameServer – 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55960 55901
portanto o box de Destino do GameServer ficará da seguinte forma:
C:\MuServer\GameServer\Gameserver.exe 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55960 55901

Dê Aplicar, OK e feche.

Faça p mesmo para Exdb, chatserver, cashshopserver,  gameservercs e joinserver, sendo:

ExDb - adicione ao final do destino 127.0.0.1 ficando:
C:\MuServer\ExDB\ExDB.exe 127.0.0.1

ChatServer – adicione ao final do destino 127.0.0.1 ficando:
C:\MuServer\ChatServer\ChatServer.exe 127.0.0.1

CashShopServer – adicione ao final do destino /p55821 ficando:
C:\MuServer\CashShopServer\WZItemShopServer.exe /p55821

JoinServer - adicione ao final do destino /p55970 /ca127.0.0.1 /cp55557 ficando:
C:\MuServer\JoinServer\JoinServer.exe /p55970 /ca127.0.0.1 /cp55557

GameServerCS - adicione ao final do destino 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55962 55909 ficando:
C:\MuServer\GameServerCS\GameServerCS.exe 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55962 55909

Ao fazer isso, você tem todos os links preparados para serem ligados, ou seja, abrir o servidor.


Abraços a todos e até o próximo Tutorial!


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Créditos:

NaM4 - GxGaming (Tutorial)
Ajuda em MuOnline (Organização)

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